Problemas mais comuns em piscina de alvenaria pastilhada, piscinas de concreto.

Como se prevenir ou remediar problemas em piscina de alvenaria pastilhada, mais conhecidas como piscina de concreto.

piscina de alvenaria trincada, como arrumar

Se você chegou até aqui, provavelmente você já esta sofrendo com problemas em sua piscina de alvenaria, ou precisa prevenir para que eles não aconteçam. Abaixo colocamos um top 10, dos problemas mais comuns em piscina de alvenaria pastilhada, suas causas e como  os prevenir problemas em piscina de alvenaria. E para as pessoas que já sofrem com problemas, algumas dicas de como identificar e solucionar.

Top 10 problemas mais comuns em piscinas de alvenaria pastilhada.

1-) Rachadura por  falta de calculo estrutural.
Quando o construtor ignora o peso da estrutura,  da água, e o peso da própria terra no entorno da piscina, pode ocasionar vários problemas, e um deles é o rompimento das paredes, surgindo fissuras, trincas. este é um dos  problemas gravíssimos,  que fazem as pessoas desistirem da piscina, pelo alto custo e complexidade da reforma.

Prevenção de rachadura em piscina de alvenaria:
O ideal é fazer calculo estrutural, antes de iniciar a piscina, considerando todos os fatores descritos anteriormente, e adicionando o fator, (condições do solo),  caso você já esteja sofrendo com problemas em sua piscina de alvenaria, leia nosso artigo sobre:  "Como arrumar piscina de alvenaria pastilhada?" 

2-) Raízes  de arvore e vegetação.

arvore em volta da piscina
raiz de arvore quebra piscina
Não são todas as arvores e vegetações que causam rachaduras em sua piscina, porem um dos motivos mais corriqueiros de rachadura em piscina, são ocasionados por plantio de arvores não recomendadas para o paisagismo em torno da piscina.

Todas as arvores tem raiz como captador de água, e caso haja arvores em um raio de até 5 metros da piscina, corre um serio risco da raízes procurar água e encontrar sua piscina no caminho, causando  danos no estrutural.



Prevenção de problemas causados por raízes e vegetação em piscina:
O ideal é utilizar apenas vegetações com raiz ( PIVOTANTES ), para o paisagismo em torno da piscina. Caso não saiba quais vegetações e arvores utilizar no paisagismo de sua piscina, separamos um artigo para te ajudar "Quais arvores são indicadas para plantar no entorno da piscina?" 


3-) Erosão do solo, ou afundamento na piscina.
piscina em terreno desbarrancando
piscina em terreno ruim
Falamos no primeiro item da lista, sobre o calculo estrutural e sua importância, porém é sempre bom ressaltar, que o calculo estrutural não pode desconsiderar fatores externos, como por exemplo a firmeza do terreno; Caso a piscina seja feita próxima a barrancos, o fator de erosão, desgaste por chuva e etc, deve ser considerado como decisivo para fazer ou não, a piscina no local.




Prevenção de erosão ou afundamento em piscina:
Recomenda-se construir muro para contenção de terra, erosão, desbarrancamento, e descalçamento no entorno e debaixo da piscina. Construa patio com caída que escoe a água, sempre para sistema de esgoto, evitando que haja umidade no entorno da piscina.

Isto ajuda, para que não haja desbarrancamento, afundamento do fundo, fungos por umidades externa, entre outras coisas.  caso já esteja sofrendo com este problema, o ideal é construir muro de contenção de peso da terra, construir contrapiso com caída que desvie a água do barranco, posteriormente reparar sua piscina, com calculo estrutural sempre.



4-) Erros na impermeabilização.
como impermeabilizar piscina
Você consegue nadar em piscina sem azulejo, pastilha, porém não consegue nadar em piscinas sem impermeabilização, por isto dizemos que a impermeabilização, é a cereja do bolo. Quando feita desrespeitando as normas de aplicação, ocasionam dezenas de problemas.

Prevenção de erros na impermeabilização:
Respeitar o processo de impermeabilização, fazendo um passo após o outro, seguindo o tempo de cura (secagem) indicado pela fabricante, definirá se o próximo passo, que é o teste de impermeabilização, dará positivo ou negativo.

80% dos construtores de piscina ignoram o teste de estanquidade, ou teste de impermeabilização, e isto é um erro fatal, pois após o pastilhamento, qualquer problema de vazamento, requer demolição do serviço de pastilhamento. Indicamos teste de impermeabilização, antes de dar inicio ao processo de pastilhamento. Temos que lembrar, que a água da piscina também evapora, portanto, não se assuste, caso haja diminuição do volume da água no período de teste, desde que a evaporação esteja em um nível aceitável; Caso queira saber mais, como fazer o teste de impermeabilização, veja em nosso artigo "Teste de impermeabilização em piscina" e para aqueles que já estão sofrendo com problemas de vazamento e queiram descobrir o foco do vazamento e como reparar, leia o artigo "Como arrumar piscina de alvenaria pastilhada?" 

5-) Pastilha soltando:
piscina com pastilha soltando ou quebrada
pastilha soltando

Piscinas de alvenaria pastilhada, com pastilha soltando, não são tão incomuns de encontrar, e este problema pode desencadear o que chamamos de "Teoria da janelas quebradas" ou, "uma laranja podre, estraga as outras", tendo em vista que a partir do momento que uma pastilha se solta, a água começa a infiltrar por trás das outras, desencadeando um efeito dominó.




Prevenção para não ter pastilha soltando na piscina.
Jamais opte por produtos de qualidade inferior, por conta do preço, ignorando se o mesmo é indicado ou não, para colocação em decks molhados e piscinas.
Rejuntes comuns, também são grandes vilões na hora de construir piscina de pastilha, por isto leia sempre no rotulo do produto, se ele é indicado para este tipo de serviço ou não. Também como a argamassa que deve ser própria para colocação em piscina.

Opte por argamassa AC3, que são argamassas recomendadas para uso em locais umedecidos, submersos.

Fique atento se o colocador esta colocando as pastilhas, de modo que a argamassa preencha todo o espaço por trás da peça, evitando que fiquem ocas.
Não abra mão do teste de estanquidade, teste de impermeabilização, antes da colocação de pastilha, pois a umidade vindo de fora para dentro, faz com que a argamassa de colocação da pastilha, não tenha o desempenho necessário referente a aderência na parede, secagem e etc.

É importante lembrar, que o tempo de secagem da pastilha e rejunte, deve respeitar a indicação do fabricante, para que não haja ressecamento dos rejuntes por exposição ao sol, em um período maior que o tempo necessário para cura, secagem.



6-) Rejunte desgastado, ou criando limbo.


Piscina com pouco rejunte na pastilha
rejunte desgastado em piscina
Embora o passo anterior (5) já abordou a necessidade de utilizar produtos de qualidade e indicação própria para a construção de piscina, sempre bom esclarecer alguns pontos como:

Piscinas com rejuntes desgastados, podem causar ferimento aos banhista, quando os frisos que dividem as pastilhas, ficam mais fundo, perceptíveis ao tato, vulnerareis inclusive a quebrar nas bordas da pastilha, caso o problema seja em degraus e quinas.

Rejunte não indicados para uso submerso, pode causar proliferação de bactérias e fungos que dificultam o tratamento da água, causando inclusive, manchas nas pastilhas.


Prevenção de problemas com rejuntes na piscina:
O ideal é utilizar somente rejuntes recomendados, rejuntes próprio para  este tipo de construção, como por exemplo rejunte do tipo AC3. Rejuntes Acrílico,  Epox e cimentícios, que resistem bastante à corrosão das químicas utilizadas no tratamento da água, e em sua grande maioria, são rejuntes com propriedades que dificultam a proliferação de fungos, algas e etc.

A utilização de escova com cerdas muito duras na limpeza da piscina, tem a mesma ação de escovas de dente com cerdas duras, isto porquê costumam desgastar o esmalte da pastilha e rejunte.
O ideal é manter a piscina sempre limpa, para não chegar ao ponto de ter que remover limbos com escova de cerdas dura.


7-) Pastilha escorregadia.
piscina com limbo, algas
piscina escorregadia e suja
Infelizmente, este é um dos maiores causadores de acidentes dentro de piscina, que poderia estar em um top 5 facilmente. Felizmente,  este não é um problema exclusivo de piscina de alvenaria pastilhada, tendo em vista que todos os outros  tipos de piscina também podem apresentar este problema, que é causado em grande parte, por limbo, falta de limpeza das paredes e fundo da piscina.

Outro causador de escorregões na piscina, são piscinas construídas com desnível, com uma parte mais rasa e outra mais profunda.


Prevenção para problemas de pastilha escorregadia em piscina:
Utilizar produtos que impedem a proliferação de fungos, manter o cloro e ph da água sempre regulados e escovar a piscina em períodos determinado pelo tratador, diminuem muito os acidentes por escorregões na piscina, pois quanto menos limbo, mais aderente ela fica.

Utilizar pastilhas antiderrapantes no fundo, ajuda diminuir drasticamente os acidentes por escorregões, porém deve-se dobrar os cuidados com a limpeza da piscina, pois quanto mais aderência  e asperidade a pastilha apresentar, mais possibilidade de proliferação de fungos e limbos ela terá.

8-) Dificuldade em adição de módulos, mudanças de projeto pós obra.
difícil remodelar piscina de alvenaria
mudar designer da piscina

Por serem piscinas feitas com estruturas super reforçadas, quaisquer alterações, pós concretização da obra, tornam-se complexa demais. Podendo densificar a impermeabilização, pastilhamento e resistência das paredes.





Prevenção quanto a mudança no estrutural de piscina de alvenaria:
Estude ao máximo, qual o formato que mais te agrada, ficando atento ao posicionamento da luz solar, para não precisar fazer extensão em sua piscina, pós obra, a modo que possa aproveitar ao máximo a luz natural do sol.

9-) Escassez em encontrar peças de reposição.
repor a pastilha da piscina, como encontrar pastilha igual?
piscina com pastilha desigual
A maioria das pessoas, fazem piscina com o máximo de economia possível, isto é bom, porém muitos dos produtos que estão em liquidação, podem estar saindo de linha e por isto os preços estão tão baixos. Uma das grandes dificuldades, que nós da Stabily Piscinas  encontramos, na hora de executar um serviço de reforma, é encontrar exatamente o revestimento que o cliente utilizou, porém em 35% dos casos, isto não é possível, por falta do material igual ou compatível no mercado.

Algumas empresas, fazem pastilhas em edição especial, ou queima de estoque que sairá de linha.
Outras empresas do ramo de equipamento, importam produtos, da China como Alibaba, Aliexpress entre outros, para compor sua grade de mercadorias,  mas grande parte delas, não trazem peças de reposição para estes itens, inviabilizando que os mesmos sejam reparados, em caso de defeito.

Prevenção de escassez de peça de reposição em piscina:
Mesmo que a pastilha (azulejo) não esteja fora de linha e nem vá entram pelos próximos meses, é bom destacar, que piscinas de alvenaria tem vida útil muito longa, e talvez você precise futuramente de uma peça ou outra.

Não é questão de ser acumulador, é ser precavido. Guardar 2 ou 3 caixas da pastilha que utilizou para fazer a piscina, pode te tranquilizar, caso precise fazer algum tipo de reparo futuramente.

Quanto à questão de equipamentos importados, isto não será um problema, desde que o vendedor tenha peça de reposição. Pelo contrario, recomendamos utilizar marcas nacionais.


10-) Altos custos de manutenção:
Arrumar piscina, sem tirar a água
reparo submerso em piscina
Dos 3 tipos de piscinas mais construídas, esta é sem duvidas a mais cara, quando falamos em custo de manutenção. Pois coisas pequenas, como refazer um rejunte, deve ser considerado a remoção total da água, e quando utilizamos opções de aplicação submersa, não temos o mesmo rendimento de um rejunte passado com a piscina  seca, por exemplo.

Já existe no mercado, produtos para reparos submersos, que dispensam o esvaziamento da piscina na hora de fazer um reparo, como recolocação de pastilha, porém o uso de equipamentos caros, como roupa de mergulho, cilindros de oxigênio, profissional treinado especialmente para este tipo de trabalho, aumentam em até 60% o valor de um simples reparo.

Prevenção de altos custos de manutenção em piscina de alvenaria.
Para evitar problemas de manutenção, basta que o construtor tenha feito a lição de casa, construindo a piscina, respeitando todos os processos e recomendações da obra.
Entender os processos e questionar sempre, é sua maior ferramenta de prevenção de futuras manutenções. Não se acanhe em perguntar sobre o processo de construção com o construtor.

Uma super dica para prevenir altos custos:

colocar perfil em piscina de alvenaria
Mesmo que sua piscina  seja de pastilha, considere colocar perfil nas bordas da mesma, para uma eventual colocação de vinil no futuro. Isto diminui os custos, caso deseje fazer esta alteração posteriormente. Que é uma das mais utilizadas, para sanar problemas com impermeabilização, devido os altos custos para reparar a impermeabilização, pastilhamento no modo convencional, criando um plano B com opções mais em conta, caso precise reparar problemas de vazamento, por conta de impermeabilização irregular.

Caso venha adotar esta medida de segurança, coloque a pedra de borda da piscina, passando em média de 1 cm para dentro da piscina. Isto serve para que fique protegido do sol e chuva, evitando o ressecamento.


Autor: Miro Oliveira,técnico empresa Stabily Piscinas Caso tenha alguma correção ou objeção quanto às informações aqui prestadas, entre em contato em construtorastabily@gmail.com 

Favor, se utilizar quaisquer destes trechos em suas citações, não esqueça de marcar nosso blog como referencia.

Capa em piscina, pode ser usada com clorador, dosador de cloro?

Uma das perguntas que mais nos fazem, sobre limpeza de piscina é: "Posso utilizar dosador de cloro (flutuador) quando a piscina estive...